O 4 VENTOS

Há quinze anos o músico Luciano Xavier teve um sonho: ensinar música para crianças. Nascia a Escola Camerata 4ventos.  Nesse tempo, passou por várias cidades até que seu coração fixou em Felício dos Santos, Norte de Minas – cidade que fica a 80 km de Diamantina.

No início, além de musicalização, algumas aulas do projeto eram destinadas a contar histórias relacionadas a música. Os alunos ouviam sobre todos os estilos, de várias épocas: do Barroco ao Romantismo, de Beethoven a Claudinho e Bochecha. Atualmente essa parte do projeto não existe por falta de recursos.

A Camerata 4ventos acredita que a música é para todos e permite levar alegria aos lares, as calçadas, as praças... pois tem a força para modificar tudo a sua volta. Ela agrega valores e fomenta a cultura de um modo geral. A música era para se na escola “comum”. Mas sabemos que a educação anda fragilizada e, portanto, não oferece tudo que precisaria. Por isso esse projeto é tão significativo.

A música está na batida do coração. É um ritmo de dentro para fora e nos traz bons sentimentos. Quando um instrumento é bem executado, pode ser uma flauta simples, nos faz arrepiar... e queremos essa emoção nos pequenos corações.